quinta-feira, 1 de março de 2012

Terapia das pedras quentes

"O objetivo da massagem é relaxar toda musculatura, desestressar e entrar em um estado chamado alpha".



A Técnica consiste na aplicação de pedras aquecidas ao longo do corpo, desencadeando reações fisiológicas e orgânicas que sedam ou energizam o corpo físico e mental.
Essa massagem se baseia na troca de energia com as pedras, que são colocadas nos principais chackras, enquanto outras são as móveis, que servem para a massagem. Existe uma curiosidade grande em relação a essa terapia, tem como descobrir qual dos chackras que está em desequilíbrio para ser feita uma massagem específica naquele local para equilíbrio energético, corporal e emocional.


Chackras são círculos de energia espalhados pelo corpo, que ajudam no equilíbrio do corpo e da mente. Quando um deles está em desequilíbrio pode ocorrer diversos problemas, desde depressão, irritabilidade, dores em geral, estresse, insônia, cansaço físico e mental.



A Massagem tem o poder de diminuir inflamações, regenerar células e auxiliar no tratamento para a celulite. Outros benefícios são conseguidos com a terapia:

- Controle do stress, ansiedade, irritabilidade e depressão;
- Alivio de dores em geral, principalmente ombros, lombar e ciático;
- Melhora na circulação sanguínea;
- Melhora de digestão e respiração;
- Diminui a retenção de líquidos;
- Alivia sintomas da TPM
- Melhora na mobilidade das articulações;
- Elimina a sensação de cansaço e insônia, levando o cliente a dormir melhor;
- Os clientes relatam ter mais energia e disposição depois de realizada a massagem;
- Liberação de emoções reprimidas;
- Sensação de alegria e bem estar.


Imagine um ambiente bem relaxante, uma música leve ao fundo, um óleo levemente aquecido sendo espalhado por todo seu corpo, um cheiro agradável no ar, enquanto a terapeuta massageia seu corpo com pedras aquecidas relaxando toda sua musculatura. Após a massagem é recomendado que o cliente fique alguns instantes ainda deitado e se levante bem devagar, para que a mente volte em sua plenitude e passe o efeito sedativo da terapia.


Contra-indicações: asma aguda, cistite aguda (sobre a bexiga), gravidez, infecções agudas, ferimentos, doenças de pele e câncer.

As pedras quentes eram utilizadas por monges, na antiguidade, para controlar a fome quando entravam em processo de jejum.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vitamina C nos Cosméticos


Sabemos que é fundamental proteger a pele, os maus hábitos diários (fumo, álcool, frituras em excesso, tomar sol sem proteção, etc) fazem com que o organismo produza moléculas (radicais livres) responsáveis pelo envelhecimento precoce.
Para combatê-los, a vitamina C (ácido ascórbico) é uma poderosa aliada, na alimentação ela está disponível em frutas cítricas, tomate, verduras frescas e cruas.
A vitamina deve ser ingerida diariamente, pois não é armazenada no organismo e é destruída pelo calor. A dose diária recomendada é de 60 mg.

É indicada para pessoas que apresentam linhas de expressão, rugas e outros danos causados pela exposição solar. É indicada também para todos os tipos de pele e todas as idades, podendo ainda ser substituta dos ácidos, pois ela não causa manchas.


Efeitos da vitamina C nos cosméticos:



* Protege a pele do sol, prevenindo o fotoenvelhecimento (manchas, rugas, desidratação) e pode ser uma das coadjuvantes no seu tratamento;

* Não provoca irritação ou avermelhamento como os ácidos, além de poder ser usada durante o dia
NÃO ESQUECER PROTETOR SOLAR.

* Estimula a produção de colágeno, diminuindo rugas finas e flacidez leve;

* Quando em quantidades adequadas pode clarear manchas leves.

Como a vitamina C é muito instável, isso porque ela perde as suas propriedades em contato com a luz e com o ar, o creme deve ser guardado em frasco fosco e bem fechado.

Testes realizados com produtos contendo vitamina C mostraram efeitos positivos no tratamento da pele fotoenvelhecida. A concentração ideal para conseguir estes efeitos estaria entre 5% – 10%.


Tire proveito dela, ingerindo alimentos ricos em vitamina C e usando cosméticos a base dessa substância.


Nota importante: quem deve diagnosticar uma falta ou excesso de vitaminas é o médico. A ingestão de vitaminas, indiscriminadamente, pode causar e, mesmo, agravar algumas doenças.