quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vitamina C nos Cosméticos


Sabemos que é fundamental proteger a pele, os maus hábitos diários (fumo, álcool, frituras em excesso, tomar sol sem proteção, etc) fazem com que o organismo produza moléculas (radicais livres) responsáveis pelo envelhecimento precoce.
Para combatê-los, a vitamina C (ácido ascórbico) é uma poderosa aliada, na alimentação ela está disponível em frutas cítricas, tomate, verduras frescas e cruas.
A vitamina deve ser ingerida diariamente, pois não é armazenada no organismo e é destruída pelo calor. A dose diária recomendada é de 60 mg.

É indicada para pessoas que apresentam linhas de expressão, rugas e outros danos causados pela exposição solar. É indicada também para todos os tipos de pele e todas as idades, podendo ainda ser substituta dos ácidos, pois ela não causa manchas.


Efeitos da vitamina C nos cosméticos:



* Protege a pele do sol, prevenindo o fotoenvelhecimento (manchas, rugas, desidratação) e pode ser uma das coadjuvantes no seu tratamento;

* Não provoca irritação ou avermelhamento como os ácidos, além de poder ser usada durante o dia
NÃO ESQUECER PROTETOR SOLAR.

* Estimula a produção de colágeno, diminuindo rugas finas e flacidez leve;

* Quando em quantidades adequadas pode clarear manchas leves.

Como a vitamina C é muito instável, isso porque ela perde as suas propriedades em contato com a luz e com o ar, o creme deve ser guardado em frasco fosco e bem fechado.

Testes realizados com produtos contendo vitamina C mostraram efeitos positivos no tratamento da pele fotoenvelhecida. A concentração ideal para conseguir estes efeitos estaria entre 5% – 10%.


Tire proveito dela, ingerindo alimentos ricos em vitamina C e usando cosméticos a base dessa substância.


Nota importante: quem deve diagnosticar uma falta ou excesso de vitaminas é o médico. A ingestão de vitaminas, indiscriminadamente, pode causar e, mesmo, agravar algumas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário